Saiba diferenciar Realidade Virtual de Realidade Aumentada

0
605

Embora com nomenclaturas parecidas, tecnologias oferecem duas formas completamente diferentes de enxergar a realidade.

Por diversas vezes passamos por artigos de tecnologia e nos deparamos com a aplicação invertida das palavras Realidade Virtual (do inglês Virtual Reality – VR) e Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR). A confusão se faz pois ambas as tecnologias engatinham juntas e utilizam semelhantes dispositivos eletrônicos para captação e apresentação de conteúdo.

A principal diferença entre elas está na forma de virtualização do mundo. A Realidade Virtual quando está sendo rodada corta do usuário a percepção do mundo real. Utilizando-se de óculos especiais, o usuário tem uma imersão em um mundo virtualizado, inclusive o qual pode ser uma gravação 360 graus do mundo real.

Por sua vez, a Realidade Aumentada acrescenta elementos interativos animados aos objetos existentes no mundo real. São inserções “Ao Vivo”, apresentadas como filtros ou máscaras aplicadas em elementos reais. A febre recente Pokémon Go é um exemplo bem-sucedido de como a Realidade Aumentada utiliza elementos do mundo real. Outro exemplo de sucesso, são as máscaras criadas pelo aplicativo do Snapchat e que agora também têm sido incorporadas nas ferramentas do Facebook, WhatsApp e Instagram.
“Embora ambas as tecnologias estejam no processo de amadurecimento, a Realidade Virtual tem evoluído um pouco mais rápido. Isso acontece graças a simplicidade dos dispositivos existentes para produção e simulação de vídeos e também às diversas possibilidades de aplicações da tecnologia no mercado de games, imobiliário, turístico, publicitário, automobilístico, entre outros”, afirma o CEO da Casa Mais 360, Fábio Costa.

A Realidade Virtual permite criar um ambiente virtual controlado, no qual o público pode participar de uma imersão virtual diretamente no ambiente desejado, proporcionando vivenciar experiências passadas, presentes e futuras. Com a tecnologia surge uma série de oportunidades para as empresas trabalharem de forma empírica as experiências de compra e consumo que afetam as lembranças e até mesmo os sentimentos dos consumidores. “Trata-se de uma ferramenta que promete ser o próximo passo da comunicação publicitária, pois oferece a melhor experiência de vida para os usuários, além de tornar as marcas e serviços tangíveis ”, conclui Costa.

Sobre a Casa Mais 360º:
A Casa Mais 360 é pioneira em Vídeos 360 e Realidade Virtual. Criada desde 2012, a empresa oferece soluções full service para o mercado corporativo e para agências de comunicação. Tem como foco ações de marketing promocional, campanhas publicitárias, ativações de marca em feiras, eventos e congressos. Com um estrutura e equipe altamente qualificada, nos últimos cinco anos, a empresa vem ganhando notoriedade devido aos trabalhos realizado para grandes instituições do campo financeiro, automobilístico e mercado de entretenimento, ampliando as aplicações e efetividade no uso do vídeo em 360 graus. Confira algumas das publicações em 360º no site: www.casamais360.com.br