Google I/O 2016: Conheça o Daydream, plataforma VR da Google

2
1467

A Google I/O 2016 aconteceu e com ela muitas novidades, como melhorias e inovações para o Android, porem aqui vamos destacar apenas o que esta relacionado à Realidade Virtual, e ai as coisas ficaram bastante interessantes.

Daydream é o novo nome para a plataforma Android VR da Google (substituindo o Cardboard), e isso inclui tanto software como hardware. Essa plataforma inclui otimizações de Realidade Virtual para smartphones, planos para óculos e controles de Realidade Virtual e orientações para desenvolvimento de apps VR para Android. Isso ainda inclui o modo VR para o Android N (a próxima versão do Android para todos os smartphones e tablets).

O Daydream é voltado para adaptadores de Realidade Virtual, como o já conhecido Google Cardboard porem, com essa plataforma o software será muito mais avançado.

Vamos deixar claro aqui, o Daydream não é um dispositivo ou um hardware em si, é um conjunto de especificações ou orientações, para desenvolvedores de hardware, e uma plataforma para Realidade Virtual, baseada no Android.

daydreamz2

Algumas informações apresentadas pela Google:

– Fabricantes de dispositivos para smartphones prontos para o Daydream (Daydream-ready): Samsung, HTC, ZTE, Huawei, Xiaomi, Alcatel, Asus, LG, HTC, Mediatek, ARM, Qualcomm, Imagination Technologies.

– Desenvolvedores de Apps: The New York Times e Wall Street Journal irão trazer seus Apps para o Daydream; Hulu, Netflix, HBO, IMAX vao trazer suas bibliotecas para o Daydream; USA Today, CNN, MLB, NBA e a Lionsgate, também são parceiros.

– Desenvolvedores de Jogos: Ubisoft, CCP, Netease, Electronic Arts, Otherside Entertainment, Minority VR, Resolution, Turbo Button, nDreams, Climax Entertainment estao criando jogos para o Daydream

– Serviços do Google como YouTube, Street View, Play Movies, Play Store e o Google Photos terão seus Apps VR.

Daydream home será a tela inicial do Daydream, um lugar para os seus conteúdos, Apps e para descobrir novas coisas.

inside-1streetview

A Google informou que estão trabalhando com os fabricantes de smartphones para que sejam adicionados, nos próximos lançamentos, alguns componentes específicos como sensores e telas, para que os dispositivos sejam Daydream-ready.

A Google também esta compartilhando uma referencia de design, para fabricantes, tanto para adaptador como para controles de Realidade Virtual, focado para que seja confortável e intuitivo. O controle deve seguir a linha dos controles que hoje encontramos no HTC Vive.

É provável também que a própria Google lance o seu adaptador de Realidade Virtual, assim como ela faz com seus produtos da linha Nexus.

Confira aqui os videos de apresentação do Daydream e do controle: