Os efeitos colaterais da Realidade Virtual no corpo e na mente

0
2937

top10dez

A Realidade Virtual esta no Mercado e já é uma realidade. Agora que essa “Nova Realidade“ está mais presente na vida das pessoas, que efeitos colaterais ela pode trazer?

De acordo a uma reportagem do “The Wall Street Journal”, A Realidade Virtual já é conhecida por alguns efeitos colaterais como dores de cabeça, náuseas e tensão ocular (Que é uma espécie de cansaço na musculatura ocular, que ocorre normalmente quando os olhos são forcados a enxergar). Alguns fabricantes de óculos de Realidade Virtual não recomendam que crianças utilizem os aparelhos ou que após o uso destes dispositivos, caso a individuo se sinta “estranho”, não desempenha tarefas complicadas. Outros fabricantes recomendam um descanso de 10 minutos a cada 30 minutos de uso.

Náuseas, também chamada de motion sickness, podem ocorrer quando existe muito movimento na Realidade Virtual, normalmente quando o corpo se movimenta na Realidade Virtual, mas na realidade não esta.

O Chefe executivo da Oculus, Brendan Iribe, diz que nem todas as experiências são confortáveis de serem sentidas em Realidade Virtual, como em uma corrida de carro, onde poderá ter muitos movimentos, o que provavelmente ira ocasionar náuseas.

O professor da universidade de Stanford, Jeremy Bailenson, tem 15 anos de estudos sobre os efeitos da Realidade Virtual na mente humana. Ele diz que as pessoas mudam a forma como pensam e agem baseados nas experiências que tiveram na Realidade Virtual.

Experiências dramáticas na Realidade Virtual podem ser traumáticas e para isso os fabricantes de dispositivos tem que saber equilibrar de forma saudável, a intensidade da diversão na mente dos seus consumidores.

Atualmente, muitas pessoas já podem experimentar a Realidade Virtual com o uso de adaptadores para smartphones como o Google Cardboard. Muito se tem discutido sobre o dano de se ter uma tela a cerca de 7 – 10 cm de distancia dos olhos e que problemas isso poderá trazer futuramente.

A verdade é que não sabemos ainda. Uma lista completa dos efeitos colaterais do uso de Realidade Virtual só será conhecida daqui a alguns anos, com o uso em larga escala desses dispositivos. Assim como o uso de smartphones, irão existir debates se eles são a cause de câncer ou que outras consequências trazem ao corpo e a mente. Muitas tecnologias têm suas vantagens e desvantagens, a questão é saber como lidar com elas.

 

Fonte: inquisitr