Realidade Virtual pode ajudar a combater alcoolismo

0
313

alcohol

Um recente estudo sobre o uso de Realidade Virtual no combate ao alcoolismo chegou a resultados bastante positivos.

Dez pacientes sul coreanos que estavam sendo tratados da dependência ao alcoolismo, foram voluntários para esse estudo. Depois de uma semana de desintoxicação, eles passaram por cinco semanas de terapia em Realidade Virtual, onde as sessões eram realizadas duas vezes ao dia durante essas 5 semanas.

As sessões colocavam os pacientes em diferentes situações, distintas para cada um. Uma em um ambiente calmo e relaxante, outra num ambiente de alto risco, como um restaurante onde outras estariam bebendo, e em outro ambiente, com pessoas ficando doente devido ao excesso de álcool.

Antes da terapia iniciar, estudos mostravam que os pacientes possuíam uma alta sensibilidade a estímulos como o álcool quando comparados a pessoas saudáveis não dependentes de álcool. Após a terapia, os mesmos estudos apontavam uma redução nessa sensibilidade, o que sugere que a dependência do álcool diminuiu.

Devido ao pequeno numero de participantes, apenas 10 pessoas, não foram possíveis obter estudos conclusivos. Porem, os pesquisadores estão otimistas sobre o potencial de uso da Realidade Virtual no combate ao alcoolismo. “Esta tecnologia já é utilizada amplamente nos campos da psicologia e psiquiatria”, comenta Doug Hyun Han, M.D., Ph.D., pesquisador sênior  da Chung-Ang University Hospital em Seoul, Korea

A pesquisa foi publicada no Jornal de estudos sobre álcool e drogas.

 

Fonte: VRfocus